Além de o GitHub tornar o Git mais fácil de usar, ele também traz alguns recursos adicionais para a mesa. Aqui estão algumas das funções que ajudam o GitHub a se destacar:
Funcionalidade de rede social
Um dos melhores recursos do GitHub são seus recursos de compartilhamento. Quando você cria ou edita código no GitHub, isso não se limita a você. Você pode compartilhar seu código com outras pessoas na plataforma.
Você pode compartilhar o código se quiser exibir seu projeto mais recente da mesma forma que alguém pode compartilhar sua arte no Instagram . Alternativamente, você pode compartilhar um pedaço de código que você criou para que outros possam usá-lo ou criar suas próprias ramificações dele.
Recursos de colaboração
O GitHub pode fazer mais do que permitir que você compartilhe seus projetos com outras pessoas. Você também pode colaborar em projetos com outras pessoas, com todos fazendo edições separadas no mesmo código.
A maneira como isso funciona é que cada um de vocês cria uma ramificação separada, realizando suas próprias edições em cada uma. Ao concluir o trabalho, você pode mesclar todas as suas ramificações em uma cópia do código sem atrapalhar o trabalho de cada um.
Você também pode usar a seção “Problemas” do GitHub para observar os problemas que surgem com o projeto e discutir como resolvê-los.
Repositórios de código aberto e privados
Outro dos melhores recursos do GitHub é que você tem opções para definir a privacidade de seus projetos. Claro, a colaboração é ótima, mas as chances são de que você não queira que seus concorrentes acessem o código que você escreve, então, qual abordagem você adota?
Felizmente, o GitHub vem com opções. Se você optar pelo plano gratuito, ele permite escrever código-fonte aberto, sem mencionar que oferece acesso a muitos outros códigos-fonte abertos de diferentes desenvolvedores. Mas, ao mesmo tempo, você pode escolher um plano pago que lhe dê mais segurança e privacidade.
Ao adquirir um repositório privado, você pode trabalhar em projetos que somente você e sua equipe podem acessar. Isso significa que você ainda pode aproveitar o recurso de colaboração sem tornar seu código público, a menos que queira, é claro!
Como começar a usar o GitHub
Agora que chegamos ao fim da nossa visão geral do GitHub, você provavelmente está se perguntando o que pode fazer para começar a usar o GitHub. É um processo bastante simples:
- Comece visitando https://git-scm.com/ e instalando o Git no seu dispositivo gratuitamente.
- Visite o site do GitHub e configure uma conta usando seu endereço de e-mail.
- No painel da sua nova conta, clique em “Criar repositório”.
- Percorra o processo de criação do seu repositório.
É isso! A partir daí, você pode começar a trabalhar em projetos em seu repositório recém-criado, ramificando e bifurcando conforme desejado.