A publicidade programática é o uso de software e automação para comprar, vender e gerenciar publicidade digital .
Quando comparamos a publicidade programática com a tradicional , a publicidade programática permite que você implemente campanhas publicitárias mais inteligentes, orientadas por dados e automatizadas que geram resultados impressionantes para criação de sites profissionais ou de outro ramo.
As plataformas de publicidade programática são as ferramentas que permitem que isso aconteça. O termo plataforma de publicidade programática é um termo amplo que engloba vários tipos de ferramentas que trabalham juntas para tornar possível a publicidade programática. Essas ferramentas incluem:
Plataformas do lado da demanda (DSPs)
As plataformas de demanda (DSPs) são as ferramentas programáticas que os anunciantes e as agências de publicidade usam para comprar espaço publicitário.
Os DSPs permitem que os anunciantes usem a automação para comprar inventário de anúncios em vez de negociar com uma pessoa e colocar anúncios manualmente. Os DSPs também costumam incluir ferramentas para gerenciar campanhas, projetar criativos, otimizar campanhas, acompanhar o desempenho da campanha e outros aspectos da publicidade digital. Muitas das ferramentas que abordaremos neste artigo se concentram no lado DSP da publicidade.
Plataformas do lado da oferta (SSPs)
As plataformas do lado da oferta (SSPs) são as ferramentas que os editores usam para vender espaço publicitário em seus sites, aplicativos e outras propriedades digitais.
Assim como os DSPs, os SSPs usam a automação para vender anúncios. Usando a automação, eles visam maximizar o preço do espaço do anúncio e combinar o espaço do anúncio com os anunciantes. Por meio de SSPs, os editores obtêm acesso a um grupo muito mais amplo de anunciantes do que de outra forma.
Trocas de anúncios
As trocas de anúncios são outra parte da pilha de tecnologia da plataforma programática.
As trocas de anúncios são os mercados online aos quais os DSPs e SSPs se conectam para comprar e vender anúncios.
Principais plataformas programáticas
Há uma enorme variedade de opções quando se trata de plataformas programáticas. Para dar uma ideia do que está disponível, aqui estão algumas das principais plataformas programáticas.
Adobe Advertising Cloud
A Adobe é um nome enorme, e não é de surpreender que a empresa administre uma das maiores e mais populares plataformas programáticas do mercado.
A Adobe Advertising Cloud inclui várias soluções que ajudam você a criar, otimizar e rastrear suas campanhas. As ferramentas da Adobe podem ajudá-lo a otimizar suas campanhas com automação de marketing, testes A/B e o Otimizador de mídia, que prevê a combinação ideal de anúncios gráficos , de pesquisa e sociais para suas metas.
- Preço: personalizado, varia de acordo com o tamanho da empresa, necessidades e número de soluções adquiridas
- Tipo de plataforma: DSP
- Opções de inventário de anúncios: display, vídeo, aplicativos para dispositivos móveis, TV, áudio, digital fora de casa (DOOH), nativo e muito mais
MediaMath
De acordo com o site da MediaMath , ela criou o primeiro DSP em 2007 e agora trabalha com mais de 3.500 anunciantes. A plataforma MediaMath inclui vários recursos que ajudam você a gerenciar suas campanhas e criativos.
Oferece ferramentas de direcionamento e segmentação de público , bem como recursos de segurança de marca e proteção contra fraudes.
- Preço: Personalizado
- Tipo de plataforma: DSP
- Opções de inventário de anúncios: display, celular, mídia over-the-top (OTT), vídeo, nativo, DOOH, áudio
SmartyAds
Outra das principais plataformas programáticas é o SmartyAds . O SmartyAds oferece uma pilha de tecnologia de publicidade programática completa, com soluções de DSP, SSP, mercado de anúncios e marca branca. O DSP do SmartyAd permite que você compre espaço publicitário em quase todos os canais por meio de várias redes de anúncios.
Ele também vem com opções de segmentação precisas e otimização com inteligência artificial, além de recursos para segurança da marca, rastreamento e muito mais.
- Preço: taxa fixa
- Tipo de plataforma: DSP, SSP, Ad Exchange
- Opções de inventário de anúncios: vídeo, nativo, display, rich media, celular e muito mais