Considere as oportunidades de negócios que o WebRTC está abrindo; A Dialogic Inc. divulgou recentemente os resultados de sua pesquisa WebRTC .
A pesquisa foi administrada a 169 executivos-chave nos setores de provedores de serviços e desenvolvimento de aplicativos. 86,9% dos entrevistados indicaram que o WebRTC é significativo em seus roteiros de produtos. Curiosamente, a pesquisa descobriu que a maioria dos entrevistados prevê que o setor de educação (36%) será o mercado vertical com maior probabilidade de se beneficiar do WebRTC, seguido por entretenimento adulto (17%), jogos online (14%), saúde (13%). serviços financeiros (11%) e, por fim, hospitalidade (9%). Exemplos de videogames online utilizando WebRTC já podem ser encontrados.
Por exemplo, o Cubeslam do Google , que usa WebRTC para comunicação de áudio e vídeo com as pessoas com quem você está jogando, bem como para manter seu jogo sincronizado, é uma simples demonstração de como o WebRTC pode um dia revolucionar os jogos online. Há também muitas empresas por aí focadas em vendas, atendimento ao cliente e aplicativos de colaboração, que para mim parecem ser as direções mais naturais para o progresso da tecnologia. Aqui estão alguns exemplos de empresas de Internet que já focam no WebRTC:
- Twilio : Você provavelmente já conhece o Twilio e suas APIs de comunicação extremamente populares, que agora suportam WebRTC.
- Tambor : Uma ferramenta de audioconferência e colaboração na web.
Um bom exemplo de como o WebRTC pode ser adicionado a um aplicativo da Web existente com relativa facilidade e impacto positivo.
- FrisB : Suponha que você queira ligar para alguém, mas não tem dinheiro? Um conceito antigo com um novo jogador, FrisB liga para um número, deixa uma chamada perdida e conecta você gratuitamente quando você é chamado de volta.
- Ten Hands: Fornece serviços de conferência, mas também permite adicionar videoconferência em HD ao seu aplicativo da Web com apenas algumas linhas de código.
- Teledini : Um serviço de clique para ligar, -chat e -vídeo com roteamento inteligente de chamadas e recurso de CRM inspirado em call-center chamado CallerIQ.
O futuro do WebRTC
Não é difícil imaginar um mundo em que você clica em um link “Fale Conosco” em um site e é recebido por um representante em vídeo perguntando como eles podem ajudar. Imagine que um usuário estivesse realizando seu banco online e se deparasse com um problema; com o WebRTC, eles podem compartilhar sua tela com um dos agentes de suporte do banco e ser orientados em tempo real para uma solução para seu problema.
Olhar para um agente de suporte nos olhos de seu computador pode parecer enervante para muitos consumidores no início, mas pode se tornar a norma em um futuro próximo, se o WebRTC decolar. Como desenvolvedor web, você já sabe que deve estar sempre de olho no futuro para manter seus talentos afiados e relevantes. Embora o sucesso do padrão esteja longe de ser certo, é uma boa aposta que o WebRTC continuará ganhando força na comunidade de desenvolvimento web.
O navegador da Web habilitado para comunicação veio para ficar, e estou ansioso para ver quais novos aplicativos e empresas nascem de pessoas como você.