O marketing sempre foi sobre conectar-se com seu público no lugar certo e na hora certa. Hoje, isso significa que você precisa conhecê-los onde eles já estão passando tempo: na internet. Quando chega feriados e datas comemorativas alguns mercados e empresas fazem promoções com a intenção de limpeza de estoque para compras futuras, isso ajuda a liberar espaço de armazenamento.
Mas para essas “limpeza” acontecer é necessário que você saiba qual tipo de produto sua empresa deve se desfazer por isso é importante uma boa gestão de estoque em pequenas empresas. Dessa forma sua equipe saberá a quantidade de produtos e liberação rápida e sem erros na hora de promocionar.
Como vender on-line produtos promocionais?
Valor real e percebido em relação ao preço de venda
Diferentemente do mundo físico, na internet comparar características e preços de produtos é fácil, imediato e com custo zero: apenas alguns cliques do mouse. Para ser competitivo é preciso reduzir as margens de lucro e, ao mesmo tempo, comunicar de forma eficaz o próprio valor agregado e as vantagens em relação aos demais concorrentes. Entretanto, é necessário trabalhar na identificação do público-alvo certo através de análise e marketing online após definir um objetivo claro: trazer para o site leads e prospects.
2. Usabilidade do site
As lojas online eliminam a mediação humana do processo de compra; por isso é primordial que funcione perfeitamente e seja fácil de fazer. O funil de compra, desde a adição de produtos ao carrinho até o pagamento final, deve ser curto e exigir o mínimo de trabalho. Um bom site está em conformidade com as diretrizes de usabilidade da Web e é acessível a todos. Deve ser acessível a qualquer tipo de dispositivo, incluindo smartphones e tablets.
Segurança e confiança
Em todas as pesquisas e investigações de eCommerce a percepção do cliente sobre o processo de compra surge como um fator crítico para aumentar as vendas online. Uma loja digital deve tranquilizar os usuários por meio de todos os sinais possíveis. Segurança e confiança são conceitos-chave. Os usuários podem entrar em contato com o comerciante por telefone, e-mail e possivelmente chat ao vivo. É muito importante oferecer transparência nos prazos de envio e entrega, reembolso do cliente e direitos de devolução. Garanta a segurança dos pagamentos mostrando claramente os métodos e possivelmente os logotipos dos cartões de crédito. Todos os detalhes contribuem para fomentar a conversão dos visitantes em clientes/clientes.
5. Influência nas redes sociais
Na nossa vida real nossas compras são influenciadas por opiniões e sugestões de pessoas que conhecemos, assim como na internet muitas vendas ocorrem somente após a leitura de recomendações e comentários feitos por amigos ou clientes desconhecidos. Um site de comércio eletrônico que integre redes sociais e suas funções de compartilhamento certamente tem mais chances de ser bem sucedido. Da mesma forma, a taxa de conversão melhora quando um sistema de publicação de opiniões e comentários de usuários é adicionado às páginas de produtos.
6. Estratégias de marketing digital
Os cinco pontos anteriores são, de alguma forma, aspectos diferentes de uma estratégia articulada de marketing de comércio e devem sempre ser incluídos nos serviços de marketing digital prestados às empresas. Mais precisamente, no geral, eles podem ser considerados a espinha dorsal do marketing de comércio eletrônico a partir do qual desenvolver táticas específicas para promover a loja online.