Ao administrar um negócio, você usa uma variedade de ferramentas digitais, desde ferramentas de design de e-mail até plataformas de análise. Em muitos casos, isso significa usar ferramentas criadas por outras pessoas ou empresas. Mas às vezes você pode querer modificar essas ferramentas ou criar suas próprias ferramentas da empresa.
Em qualquer um desses casos, você precisará ter conhecimento básico de codificação, pois todas as ferramentas digitais e sites são fundamentalmente construídos em código. Mas se você não for um especialista em edição de código bruto, talvez queira uma plataforma que o ajude no processo.
O que é o GitHub?
Resumindo, o GitHub é uma plataforma baseada em nuvem projetada para ajudá-lo a armazenar, criar e modificar código por meio de uma ferramenta chamada Git .
Para ajudá-lo a entender melhor essa definição, vamos primeiro falar sobre o que é Git.
O que é Git?
Git é uma plataforma de desenvolvimento gratuita que o GitHub ajuda você a usar. Mais especificamente, o Git é um sistema de controle de versão de código aberto. Mas o que isso significa?
Um sistema de controle de versão é uma ferramenta que ajuda você a criar diferentes versões de código para editá-lo. Pense desta forma, se você quiser experimentar a edição de algum código em seu site, você corre o risco de não funcionar. Portanto, você não deseja editar diretamente a fonte do código principal.
Em vez disso, você desejará essencialmente criar uma cópia do código e editar a cópia. Se funcionar, você pode mesclar a cópia com o original novamente. Mas se falhar, você pode excluir a cópia sem prejudicar o original.
É isso que o Git ajuda você a realizar.
Por que você deve usar o GitHub?
Agora que abordamos o que é o Git, vamos retornar ao GitHub. Como já mencionamos, o GitHub ajuda você a usar o Git. Claro, você pode estar se perguntando, por que optar por usar o GitHub quando você pode usar o Git diretamente?
A resposta é que o GitHub aprimora várias qualidades do Git, principalmente a facilidade de uso. Usar o Git diretamente é bom para desenvolvedores experientes, mas para todos os outros, pode ser difícil de descobrir. O GitHub apresenta tudo em um formato mais intuitivo para que você possa navegar melhor.
Termos comuns do GitHub
Para continuar nossa visão geral do GitHub, vejamos alguns dos termos mais comuns que você ouvirá ao usar o GitHub. Existem muitos termos que o GitHub usa, mas aqui estão alguns dos principais:
- Ramificação: Um espaço de trabalho separado onde você pode editar um pedaço de código sem afetar a versão original
- Fork: Uma cópia de um projeto que é completamente independente do original (que você pode criar para poder fazer um projeto totalmente novo)
- Commit: O ato de salvar suas alterações em um arquivo de ramificação
- Mesclar: O ato de combinar duas ramificações, como fazer uma ramificação editada ir ao ar no site original
- Solicitação pull: uma solicitação para que um arquivo de ramificação editado seja mesclado com outra ramificação
- Repositório: Uma pasta na qual todas as versões de um arquivo são armazenadas
Conhecendo esses termos, você terá mais facilidade para navegar pelo GitHub.