As palavras-chave de cauda longa são em sua maioria 3 ou mais palavras que formam uma frase curta e representam uma busca mais personalizada.
Estas palavras representam uma forma de fazer a diferença, tanto comprando palavras-chave no Google quanto usando boas práticas de SEO.
Desta forma, os termos gerais são deixados de lado em favor de palavras-chave mais específicas que estejam mais próximas do conteúdo a ser promovido. Em outras palavras, palavras-chave mais específicas que representam com mais precisão o propósito de seu conteúdo. Além disso, o uso desta parte do discurso permite principalmente segmentar as visitas na parte saliente do funil, atraindo assim leads.
À primeira vista, parece uma aposta arriscada, já que estamos falando de palavras que representam um menor volume de busca, e é por isso que elas atingem um menor número de pessoas que procuram seu produto ou serviço.
Entretanto, a tática da cauda longa representa uma vitória gigantesca, pois as pessoas que procuram seu negócio provavelmente encontrarão algo mais próximo da verdade de sua busca. Isto também contribui para um crescimento no índice de qualidade do seu anúncio no Google Ads.
EXEMPLO DA UTILIZAÇÃO DA CAUDA LONGA
Suponhamos que você possui um site do nicho de vidraçaria em Belo Horizonte e queira que pessoas da região encontrem seus serviços nas primeiras posições do Google.
O uso de palavras chaves como vidraçaria, box para banheiro, porta de vidro, entre outras, são muito genéricas, fazendo com que talvez as pessoas não encontrem seus serviços, devido a alta concorrência por essas palavras chaves.
No caso de investir em mídia paga, se torna ainda mais competitivo e o custo por clique pode chegar a preços bem altos. Alguns exemplos de palavras chaves de cauda longa para uma vidraçaria poderia ser: porta de vidro blindex de correr, porta de vidro blindex preço, box para banheiro pequeno em belo horizonte.
Estas palavras têm um número médio inferior de buscas mensais do que box para banheiro, porta de vidro. Por outro lado, são palavras que aumentam as modalidades de compra dos usuários da Internet, pois os interesses permanecem mais claramente direcionados. Em outras palavras, estas palavras têm uma taxa de conversão maior do que as palavras de cauda curta e também menos competição do que o normal.
Existem 4 Grandes Benefícios de Usar Cauda Longa [H2]
Chegue mais facilmente ao seu objetivo [h3]
Quanto mais respostas um visitante obtiver em uma pesquisa, mais provável é que ele clique no link. E quanto maior a probabilidade de ter sua pergunta resolvida.
Facilitar o caminho do público para o propósito de sua página, seja uma compra, conversão, assinatura ou outra ação, também é uma forma de iniciar uma boa interação com seus novos consumidores.
Interação com melhor custo-benefício
Apesar de serem palavras-chave com menor volume de busca do que filas curtas (que têm entre uma e três palavras) e filas primárias (apenas uma palavra), as palavras-chave de cauda longa geralmente têm mais cliques qualificados, de modo que não trazem respostas vagas ao mecanismo de busca.
Isto influencia diretamente o ROI, devido a maiores modalidades de conversão.
Menor taxa de rejeição
Altas taxas de rejeição não são motivo de orgulho para uma organização.
Ao otimizar suas palavras-chave de cauda longa, você tem o potencial de reduzir essa taxa e atrair os visitantes certos ao seu site para comprar seu produto e provavelmente retornar ou recomendar seu negócio a outros.
Crescimento nas buscas do Google
Com menos ressaltos dos visitantes há também uma melhor classificação nas buscas do Google, o que acaba por aumentar o número de visitas ao seu site.