Extensa pesquisa de comportamento
Os eventos de 2020 levaram os usuários a passar mais tempo online, interagindo digitalmente. A maioria das pessoas usa ferramentas digitais mais do que antes de 2020 – seja pedindo entrega de comida ou mantimentos, conversando com amigos e familiares via Zoom, participando de eventos virtuais, fazendo aulas virtuais de exercícios ou streaming de entretenimento. Manter seus clientes engajados online requer uma compreensão mais profunda do que eles estão procurando e o que os faz reagir.
Temos que constantemente encontrar maneiras novas e inventivas de entregar valor ao cliente com o design UX. Ao longo do ano passado, os usuários também se tornaram mais conscientes de onde e por que gastam seu dinheiro. É por isso que você deve prestar atenção à extensa pesquisa de comportamento – nossa primeira tendência de design de UX para 2021. Aumentar a pesquisa de comportamento pode fornecer uma compreensão mais precisa do que seus usuários estão procurando quando visitam seu site ou interagem online. Ao realizar pesquisas de comportamento para design de UX, você deve prestar atenção a:
- Qual é o seu público ideal?
- Por que eles usam seus produtos ou serviços?
- Quais recursos do produto eles estão procurando?
- Como os usuários se sentem enquanto usam seus produtos ou serviços?
Com essas informações, você pode criar experiências digitais que encantam e convertem seu público.
Design de interface de usuário de voz
A fadiga da tela está em alta. Por esse motivo, esperamos ver um aumento na pesquisa e interação por voz em 2021. A maioria de nós tem algum tipo de microfone ou fone de ouvido conectado a nossos computadores que facilita que os comandos de voz se tornem o novo normal. Dispositivos domésticos inteligentes e assistentes de voz em smartphones já se tornaram comuns. Podemos ir ainda mais longe com chatbots de voz e assistentes virtuais se tornando comuns.
Apple, Android e Google abriram o caminho ao implementar esses recursos em seus produtos. As interfaces ativadas por voz eliminam a necessidade de digitar, o que em um mundo de multitarefas dá mais valor aos dispositivos. Essa também passa a ser uma ótima opção para aumentar a acessibilidade, o que torna a tendência ainda mais empolgante para os profissionais de UX design.
Design mais personalizado
Você não pode negar a satisfação que experimenta quando um produto é mais adaptado às suas necessidades pessoais. UX personalizado é uma coisa poderosa – seja ecoado no que aparece em seu feed da Netflix, nos tipos de anúncios exibidos no Instagram ou nos produtos relacionados que aparecem quando você navega na Amazon .
Se os usuários não tiverem uma experiência personalizada para suas necessidades, eles não pensarão duas vezes antes de passar para seus concorrentes.
Mas quando os usuários veem opções personalizadas, é mais provável que eles convertam. Em um mundo onde estamos sobrecarregados com opções toda vez que abrimos um dispositivo ou site, a personalização pode fazer toda a diferença nos produtos que escolhemos comprar.