Sua barra de navegação é uma das partes mais importantes do seus sites, porque ela fornece aos usuários um roteiro das páginas mais importantes que você fornece. Não apenas isso, mas uma barra de navegação UX bem projetada também mostrará os produtos e serviços que você oferece.
Consistência é fundamental
Esse sentimento vale para panificação, fitness e sua navegação UX. Uma barra de navegação deve ser consistente de duas maneiras:
- Consistente com o design do seu site
- Consistente em cada página
Sua navegação UX deve fluir com o restante do design do seu site e combinar bem com cada página. Seu web designer pode te ajudar com isso! Falando em todas as páginas, você deve usar a mesma navegação UX em todas as páginas – e não nos referimos apenas às abas da sua navegação.
Por exemplo, você não deve ter uma mega navegação completa em sua página inicial e, em seguida, alternar para uma navegação de menu de hambúrguer em suas outras páginas. Seja consistente com o posicionamento e o design da sua navegação UX para obter os melhores resultados.
Simplicidade é melhor
Quando você está olhando para um mapa, é provável que não queira ver todos os restaurantes e hotéis em um raio de oito quilômetros do seu destino – afinal, isso atrapalharia seu mapa e dificultaria encontrar o que deseja. Dito isto, a simplicidade é melhor quando se trata de navegação UX. Claro, o design da sua barra de navegação deve corresponder ao resto do seu site, mas é melhor deixar de fora os fundos padronizados e muitos gráficos.
Você deve projetar sua barra de navegação com duas a três cores e fontes para promover a consistência.
Curto e doce faz o trabalho
Você já visitou um site que tinha uma barra de navegação suspensa que mostrava, aparentemente, todas as páginas do site? Como visitante do site, uma barra de navegação carregada pode ser esmagadora e pode até impedir um usuário de ficar por perto. Como prática recomendada de navegação UX em 2021, opte por uma barra de navegação curta e agradável que descreva apenas suas páginas mais importantes.
Não há necessidade de listar todos os produtos e serviços, mas sim agrupá-los em categorias. Por exemplo, se você vende saltos plataforma, estiletes e saltos quadrados, pode simplesmente categorizá-los como “saltos”. Isso não apenas simplifica sua navegação UX, mas também evita sobrecarregar os visitantes do site.
A compatibilidade com dispositivos móveis é primordial
Ao criar a navegação para o seu site, você também deve ter em mente a navegação móvel UX. Na verdade, deve estar no topo da sua lista de coisas a serem consideradas ao projetar sua barra de navegação. Isso porque sua navegação móvel UX pode fazer ou quebrar seu site para visualizadores móveis.
Se feito de forma incorreta, sua navegação dificultará a localização do que os usuários estão procurando e poderá até mesmo dificultar a visualização do seu site. Como uma prática recomendada de navegação UX, você deve sempre garantir que também tenha uma versão móvel e manter a navegação móvel UX em mente.