A coleta dos dados necessários do cliente e de sua equipe geralmente pode levar 2 dias. Embora você deva ser o mais minucioso possível, lembre-se também de que sempre há espaço para elaboração e coleta de dados adicionais nas outras etapas do processo de arquitetura do site, portanto, não se desvie demais se algumas informações não tiverem sido transmitidas para você.
Determinar metas e resultados esperados
Quais são os objetivos do cliente e os resultados esperados deste projeto, e como ele visualiza o resultado final do projeto? Você deve ser claro sobre os critérios de avaliação dessas metas e os resultados esperados para garantir que ambos estejam na mesma página. Você tem que ser o mais específico possível; metas e resultados devem ser quantificáveis e mensuráveis.
Faça um brainstorm com o cliente
Peça ao cliente para lhe dizer tudo o que ele tem em mente. Ouça o que ele diz com paciência e consideração. Tome notas.
Concentre-se no que eles estão dizendo e resista à vontade de entrar na conversa. Suas ideias e comentários podem esperar. Se o cliente é apaixonado por suas ideias para o projeto, pode passar horas falando sobre isso, o que é completamente normal.
Quando o cliente está realmente interessado no projeto, é uma grande ajuda e um prazer trabalhar com ele.
Resumo da ideia do cliente
No final de sua sessão de brainstorming, você deve pedir ao cliente para resumir tudo: se ele conseguir resumir sua ideia em uma frase, então a ideia é clara. Caso contrário, você precisará de melhor clareza e foco.
Determine o público-alvo
Quem é o público-alvo do cliente? Quem vai usar este site e como eles podem se beneficiar do site? O cliente deve ter uma ideia clara de quem é o usuário final para que possamos produzir um site para ele.
Caso contrário, é como jogar dardos com os olhos fechados: você sabe onde está o alvo, mas será quase impossível atingi-lo. Você também pode começar a discutir o que o cliente já sabe sobre seu público-alvo: sexo, idade, localização etc.
Determinar concorrentes
Quem são os concorrentes diretos e indiretos do site? O cliente e o arquiteto do site devem estar cientes do ambiente competitivo existente. Sempre há concorrentes.
Mesmo que a ideia do site seja completamente única, existem pelo menos concorrentes indiretos.
Conheça os tomadores de decisão
Reúna-se com as pessoas que tomam decisões. Discuta os prazos, o limite do orçamento, as disponibilidades de recursos e assim por diante. Assuntos organizacionais, assunto.
Resultados e entregas
Algumas de suas outras perguntas precisarão esperar para serem respondidas posteriormente no processo de arquitetura do site. O que você obtém da etapa de briefing do projeto serão dados básicos e apenas para ter uma ideia geral do que seu cliente já sabe sobre seu projeto. É crucial entender as necessidades e expectativas do cliente neste estágio inicial e escolher a direção certa para o projeto logo na linha de partida.
O preço que você paga por não dar tempo suficiente a esse primeiro estágio simples, mas crítico, cresce exponencialmente à medida que o processo de arquitetura da Web e a produção do site avançam. Um modelo de resumo do projeto. Fonte: docstoc.com A entrega da etapa de briefing é um documento escrito com informações detalhadas fornecidas a você pelo cliente e pelos tomadores de decisão.
Este documento deve ser aprovado e verificado pelo cliente. Pode ser na forma de um briefing de design .